Resultado da Busca


RNP apoia a transmissão intercontinental de filme digital de superalta definição


  Um dos pontos principais da participação da RNP no 10º Festival Internacional de Artes Eletrônicas (File) foi o apoio à Transmissão Intercontinental de Super Alta Definição em Redes Fotônicas. O filme Enquanto a Noite Não Chega, produzido em tecnologia digital 4K – uma resolução de 8 megapixels, o que equivale à quatro vezes a Full HD – teve sua pré-estréia transmitida simultaneamente em três países, no dia 30/7.

A partir de um servidor no Centro Cultural Fiesp/Sesi, em São Paulo, a produção foi exibida no Teatro Popular do Sesi e transmitida, através de redes acadêmicas com velocidade de cerca de 10 Gbps, para a Universidade Keio, no Japão, e a Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD), nos EUA.

No dia seguinte, em um evento com a presença do Ministro da Cultura, Juca Ferreira, foram transmitidos o trailer do filme e curtas metragens da UCSD para os três locais. Uma videoconferência, também em superalta definição, foi organizada com participação dos professores americanos, japoneses e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, que organizou a transmissão.

A RNP coordenou o suporte de rede, por meio da criação de lightpaths dedicados para as transmissões. Forneceram trânsito as redes de pesquisa Kyatera e Ansp, no Brasil; a nova conexão internacional de 10 Gbps da Ansp; a Florida Light Rail e a Cisco Wave (C-Wave) nos EUA; e as japonesas JGN2plus e Wide. Participaram também os GLIF Open Lightpath Exchanges (Goles) SouthernLight (São Paulo), Ampath (Miami), Starlight (Chicago) e T-Lex (Tóquio). Mais de 60 pesquisadores estiveram envolvidos.

‘Momento inaugural e histórico’

O ministro Juca Ferreira classificou a experiência como “um momento inaugural e histórico”, e ressaltou que o Brasil é o único país do hemisfério sul capacitado para este tipo de transmissão. “Teremos muito a trocar com esta tecnologia. É uma ferramenta de cultura, em seu sentido mais amplo. As redes são conexões tecnológicas, mas também conexões culturais”, definiu.

“Só tínhamos feito transmissões 4K entre dois pontos. Esta é a primeira com três pontos”, anunciou, em videoconferência, o professor Ramesh Rao, da UCSD.

O professor Eunézio de Souza, o Thoroh, do Laboratório de Fotônica da Mackenzie, ressaltou a participação do diretor de Novas Tecnologias da RNP, Michael Stanton: “Sem ele, teria sido praticamente impossível fazer as conexões internacionais”.

Stanton destacou a importância das redes avançadas para pesquisas acadêmicas, lembrando que a Ansp inaugurou sua nova conexão internacional de 10 Gbps na semana da transmissão. “A RNP terá a sua conexão similar em dois meses. Serão 20 gigas de capacidade internacional, o que abre as portas para novas aplicações por meio da parceria entre as duas organizações, a SouthernLight”, prevê.

Sobre o Filme

Baseado em livro homônimo do escritor Josué Guimarães, Enquanto a Noite Não Chega acompanha os últimos momentos de um casal de idosos e um coveiro, em uma cidade em ruínas. Após o coveiro não aparecer para jantar, como faz regularmente, o casal decide visitá-lo, e relembram parentes e amigos enquanto atravessam o vilarejo.

O filme é dirigido pelo gaúcho Beto Souza, que enfatizou diversas vezes durante o File que “cinema é linguagem. Independente se você filma em superoito, HD, 2K ou 4K”. “Existe uma resistência muito grande, mas as novas tecnologias estão a serviço do cinema. Quem sabe um dia não temos um sistema de distribuição em 4k?”, sugere.

O trailer do filme pode ser visto em www.enquantoanoitenaochega.com.br.

 





 

Busque em nosso site:

ícone Lupa
ícone Lupa

Restringir à: Título Sub-Título Descrição Conteúdo

Data de Início: Data Fim:

Restringir a busca por conteúdos do tipo: Notícia
CINE GRID