Gil Giardelli, autor do livro "Você é o que você Compartilha”, CEO da Gaia Creative e professor da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e da Fundação Instituto de Administração (FIA-USP), foi o destaque da sessão de redes sociais, no primeiro dia do II Fórum RNP (27/8). Através de imagens, vídeos e citações, o especialista teceu um panorama da atual sociedade da informação e levantou questões polêmicas sobre o papel de cada indivíduo na era da conectividade.
Segundo Giardelli, estamos amadurecendo como uma sociedade em rede, o que implica quebras de paradigmas, em especial no âmbito da educação. “A escola não está no centro, mas o lugar onde moram as ideias e as inovações. Agora só existem escolas em rede. Se quisermos levar uma escola para o século 21, temos que entender como digitalizar essas escolas e principalmente o que as pessoas querem dessas novas escolas”, afirmou.
O palestrante fez uma crítica à vida on-line, ressaltando que alguns dias off-line são necessários para o processo criativo. Ele citou um curso que ministra no Jardim Botânico de São Paulo, onde não é permitido usar computadores e dispositivos móveis. O curso, que começou com 10 alunos, hoje reúne cerca de 200 pessoas.
No entanto, para o especialista, as recentes manifestações que ocorreram em todo o país são o retrato do grande poder de mobilização das redes sociais, o que provoca a mudança no que entendemos hoje por consciente coletivo."Através das redes, os jovens hoje têm um potencial maior de mudar a sociedade".