CineGrid@Rio 2011

Desde 2006, a cada dezembro a associação CineGrid organiza seu workshop anual na Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD). A partir de 2010, workshops menores propostos por membros da associação começaram a ser realizados em Amsterdam e Tókio. Em 2011 foi a vez do Rio de Janeiro abrigar a primeira edição de um workshop CineGrid no hemisfério sul.

Organizado pela RNP, o CineGrid@Rio 2011 foi realizado no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM) em 15/09/2011. O evento foi precedido pelo 11° GLIF Workshop, nos dias 13 e 14 de setembro.


O Workshop GLIF reuniu pesquisadores e especialistas de diversas redes acadêmicas mundiais para discutir sobre o aprimoramento da comunicação usando circuitos virtuais fim-a-fim, e também apresentou demonstrações tecnológicas do estado da arte da comunicação e colaboração em redes de circuitos.

Vídeo da candidatura da RNP para organizar o Workshop GLIF 2011

A atividade CineGrid@Rio2011 contou com uma programação especial voltada para um dos mais proeminentes usuários de redes de alta capacidade: a comunidade de cinema digital. Foram apresentadas tecnologias ainda pouco difundidas no Brasil e na América Latina, como aplicações de transmissão em tempo real de filmes em super-alta-definição (4K).


Press releases


 

CINE GRID